Brincar é um Trabalho Sério

linha vermelhabrincar projetolinha vermelhaConstrução de laços e confiança nos outros:

BRINCAR – estratégia fundamental na construção de laços e colaboração entre pares.

À medida que transitamos de criança para jovem e adulto, perdemos gradualmente a alegria e espontaneidade. Brincar é uma pura expressão de amor.

brincar é um trabalho sério para as criançasdeclínio do brincar e a patologiabrincar e importante

A escola é um lugar onde as crianças são obrigadas a estar e onde a liberdade delas é muito restrita – muito mais restrita do que a maioria dos adultos toleraria nos seus locais de trabalho!…

As crianças (Todos nós) estamos biológicamente desenhados para nos aducarmos a nós próprios através do brincar e da exploração. Nós não precisamos de educar as crianças, precisamos sim de lhes facilitar as condições que as permitam serem elas próprias!…

Peter Gray

A brincadeira promove a saúde mental nas crianças. As consequências da privação do Brincar nas Crianças são:

  1. Aumento da ansiedade e da depressão (Perda de autonomia).
  2. Diminuição do sentido de controlo pessoal (Maior insegurança).
  3. Aumento do narcisismo e diminuição da empatia (menor sentimento de pertença)

Bibliografia:

  • Peter Gray (2013); “Play as preparation for learning and Life”; American Journal of Play; Vol. 5, number 3; pp. 271-292: PDF
  • Peter Gray (2011); “The Decline of Play and the Rise of Psychopathology in Children and Adolescents”; American Journal of Play; Vol. 3, number 4; pp. 443-463: PDF
  • Peter Gray; “Free to Learn – Why Inleaching the Instinct of Play will make our children Happier, More Self-reliant, and better students for life”; baric Books (Resumo): PDF
  • Peter Gray (2011); “Freedom to Learn – The roles of play and curiocity as foundations for learning”; Psychology Today Blog: PDF

brincar stwart Brown

Brincar

 

Brincar é uma atividade que nos permite entrar em contacto com a nossa criança interior, tornando possível recuperar o domínio dos movimentos do corpo, do equilíbrio, da sensibilidade tátil, lentamente bloqueados pela rigidez do medo do adulto. A nossa sociedade tende a descartar a brincadeira para os adultos. Brincar é visto como improdutivo, insignificante ou espaço de ociosidade. Prevalece a ideia que, assim que atingimos a idade adulta, é altura de ficarmos sérios e, entre as responsabilidades pessoais e profissionais, não existe tempo para brincar. O único tipo de jogo que “honramos” é o jogo competitivo. Porém, o brincar|jogar é tão importante para as crianças como para os adultos. Nós não perdemos a necessidade pela novidade e prazer à medida que crescemos. Brincar|jogar traz alegria e é vital para a resolução de problemas, criatividade e relacionamentos. Brincar | jogar facilita laços e ligações profundas entre as pessoas próximas e estranhas e cultiva a “cura”.

oposto de brincar depressao

linha divisória

Playful Path

bookcover-2014Descarregue o livro em PDF: A satisfação e alegria que nos proporciona a experiência de participar no jogo é o motivo principal dos atletas. Porém, existem centenas de outros jogos para além dos desportivos e na sua maioria são muito mais fáceis de jogar, muito mais convidativos e apelativos, muito menos sérios e que proporcionam uma sensação e sentimento de “alegria profunda”.

Quais são as 7 formas de tornar qualquer jogo ainda mais divertido segundo Bernie Devoken

  1. Se existem dois lados, adicionar um terceiro ou retirar um;
  2. De vez em quando, mudar de lado, de equipa ou outro algo;
  3. Se existem vezes, juntá-las ao mesmo tempo ou alterar a vez;
  4. Se existe um vencedor, joguem até encontrar um segundo, um terceiro e os restantes até todos vencerem;
  5. Se não é divertido, altere-o: junte outra bola, mude as regras, retire a regra, ou importe uma regra de outro jogo, ou junte outro jogo e jogue-os ao mesmo tempo, ou faça algo tolo;
  6. Se ainda continua a não ser divertido, mude-se a si: tente com os olhos fechados, ou com a outra mão, ou ate-se a alguém;
  7. Se ajudar a melhorar o jogo, para todos, faça batota.

linha divisória

linha vermelha

Jogos Cooperativos são jogos onde a necessidade de se ser feliz, confiar e compartilhar a amizade são maiores que a necessidade de vencer.

O jogo cooperativo consiste em jogos e atividades onde os participantes jogam juntos, ao invés de contra os outros, apenas pela diversão. Através deste tipo de jogo, nós aprendemos a trabalhar em grupo, a confiança e a coesão grupal. Os jogos cooperativos apoiam-se em 4 pilares essenciais à sua realização:

  • Cooperação: diretamente ligada à comunicação coesão, confiança e ao desenvolvimento de capacidades de interação social positivas, através dela as pessoas envolvidas aprendem a compartilhar, a ter empatia e a se preocupar com os sentimentos dos outros.
  • Aceitação: diretamente relacionada com a elevada auto-estima e com a sensação de felicidade-comum. Assim como a rejeição está diretamente ligada a uma baixa auto-estima.
  • Envolvimento: o sentimento de pertencer, de fazer parte de um todo, a uma sensação de contribuição e satisfação com a atividade.
  • Diversão: a razão principal pela qual participamos nos jogo. Sem a sensação de divertimento, de alegria, o jogo perde a sua atratividade. Afinal, o que nos prende á atividade é a alegria e o prazer que o jogo pode proporcionar.

linha vermelha

Jogar + Brincar + Movimentar:

ogo brincar

A oficina de “Team-Building” permite a auto-descoberta pelo resgate da liberdade de espírito que acontece em 3 etapas:

  1. Auto-perceção consciente: sentir cada parte do corpo e as sensações que podem surgir nessa mesma parte ou região.

  2. Auto-descoberta e auto-expressão: expressão livre dos sentimentos e emoções com genuidade. A vantagem do lúdico, do jogo, do brincar e da alegria do movimento pelo simples prazer do movimento;

  3. Libertação e auto-domínio: o indivíduo sabe o que sente e está em contacto consigo mesmo.

coração

coração

linha vermelha

Jogar & Criatividade:

linha divisória

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s